terça-feira, 20 de outubro de 2015

NOSSA HISTÓRIA

ESTE BLOG -ACERVO HISTÓRICO E FOTOGRÁFICO " ZÉ DA SÉ " É FRUTO DE PROFUNDA PESQUISA DA HISTÓRIA E FOTOGRAFIAS ANTIGAS DE DIAMANTINA
 A PARTIR DA ORIGEM DO NOSSO " TEJUCO". TODA PESQUISA E ACERVO NOS FORAM LEGADOS PELO HISTORIADOR AUTO-DIDATA JOSÉ AGUILAR DE PAULA - CONHECIDO COMO "ZÉ DA SÉ " A QUEM DIAMANTINA RENDE TODA HOMENAGEM A ESTE GÊNIO DA MEMORIA HISTÓRICA DIAMANTINENSE.



José Aguilar de Paula ( Zé da Sé) em Dezembro de 1972



Largo Dom João...Final do Século XIX
Antigo  Largo do Curral - Observa-se no canto esquerdo o Casarão e Terrenos da Baronesa D. Nazaré, matriarca da família Amarantes, famosa pela sua riqueza, seu poderio econômico e seu apurado gosto pelas suntuosas festas e saraus no antigo Tejuco. D. Nazaré doou para a cidade o terreno para abrir a Avenida que lega o centro da cidade à estação da Central e o terreno para a construção da Praça de Esportes.


Rua Macau do Meio Século XIX - Antigo Casarão dos Irmãos da Terra Santa e Guardiões do Santo Sepulcro. Eram os Frades Esmoler oriundos de Jerusalém e que ajudavam a recolher donativos para a Ordem e dar assistência aos pobres doentes mentais do Tejuco.

Capela Imperial do Amparo em 1904'
No dia 16 de Abril do ano de 1787, levantam-se os primeiros esteios da Igreja de Nª Sª do Amparo, sendo mestre de obras o Carpinteiro Eduardo Henrique Barroso da Vila do Príncipe ( Serro). Foi construida por deliberação dos devotos da mesma Senhora que compraram o terreno das mãos de Jesuina Cândida Soares, que o utilizava como redil de suas criações. Por ocasião da Coroação do Príncipe D. Pedro I esta Igreja foi denominada Capela Imperial, assim dita para receber sua Alteza Real.


Festa do Rosário - início do Século XX -
Uma curiosidade: aumentando esta imagem pode-se observar o grande número de Estandarte das Ordens Religiosas e os Andores de Santos da respectiva Igreja.


Rua das Mercês
Antiga e tradicional Rua das Mercês; foto provavelmente entre 1920 1 925. 


Casarão do nascente Hospital da Saúde
Auto Bonde em funcionamento em 1924

Antiga Rua da Romana


Solenidade Cívico-Militar final do Século XIX


,

Nenhum comentário:

Postar um comentário